Clínica do Aprendizado


Go to content

O Tratamento Psicopedagógico


O Diagnóstico


O começo do processo diagnóstico se dá com uma entrevista inicial realizada pelo Psicopedagogo com os pais ou responsáveis, para que a queixa seja apresentada (motivo pelo qual buscou-se o apoio Psicopedagógico).

Depois da entrevista inicial, o diagnóstico clínico segue com sessões individuais com a criança ou adolescente para a aplicação de provas de:

Inteligência;

Psicomotora;

Projetivas;
entre outras, para que sejam identificadas, nos detalhes de seu desempenho, as reais causas das dificuldades de aprendizagem.

Após a identificação das causas das dificuldades de aprendizagem, o tratamento Psicopedagógico será iniciado com o objetivo primordial de eliminar o sintoma apresentado pela criança ou adolescente.



O Tratamento


O tratamento Psicopedagógico, assim como o processo diagnóstico, é realizado no consultório Psicopedagógico, um ambiente que, ao mesmo tempo em que é equipado com recursos técnicos adequados, oferece também um ambiente agradável para que a criança ou adolescente sinta confiança e conforto para demonstrar suas dificuldades para o Psicopedagogo.

Durante o tratamento, são realizadas diversas atividades para que as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas sejam gradativamente trabalhadas e superadas. Para isto, o Psicopedagogo utilizará ferramentas como jogos e desenhos, leitura e escrita, conto de histórias, computador e internet, entre outras que forem oportunas.

Assim, este tratamento oferece à criança a oportunidade de
aprender a se concentrar, ter limites, ganhar e perder, desenvolver o raciocínio lógico e adquirir maturidade e maior atenção.

Com essas novas qualidades, a criança ou adolescente atingirá seus objetivos com muito mais facilidade. Essa é a maior preocupação da Psicopedagogia.


Clínica do Aprendizado | Dificuldade | Uma Solução | O Tratamento Psicopedagógico | A Psicopedagoga | Contato e Localização | Conveniados | Site Map


Back to content | Back to main menu